Nelson Jacintho



Nelson Jacintho nasceu em Barretos. Filho de Antônio Jacintho e Patrocínea da Conceição, lavradores, ambos portugueses de Celorico da Beira. . Desde a infância queria ser médico! Veio para Ribeirão Preto e fez o cursinho no Curso Carlos Chagas, onde, ao entrar na Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto, foi convidado pelos donos do cursinho a dar aulas de matemática. Fez isso durante o primeiro ano de medicina. Ciente de que queria ser médico e não professor, abandonou o cursinho e ficou apenas no estudo na Faculdade de Medicina.
Fez o curso de medicina na referida faculdade de medicina da USP no período de 1960 a 1965. Forrmado em dezembro de 1965. Fez residência na especialidade de Ortopedia e Traumatologia no Serviço de Ortopedia comandado por Dr. Luís Tarquíneo de Assis Lopes na Santa Casa de Ribeirão Preto, considerado um dos melhores serviços de ortopedia do Brasil daquela época. Casou-se em 1966 com Dumara.Desta união nasceram suas duas filhas: Silvana e Márcia. É autor de 14 obras. Tem participação em mais de 40 Antologias literárias.
Pertence à Academia Ribeirãopretana de Letras do qual foi presidente por duas gestões. Pertence à Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto, à Ordem dos Velhos Jornalistas, à Casa do Poeta, à Real Academia de Letras de Porto Alegre, à Academia Brasileira de Médicos Escritores cuja sede, como já dissemos está no Rio de Janeiro, à Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, sucursal de São Paulo.
É membro correspondente das Academias Tupãense de Letras Ciências e Artes, de Tupã, da Academia Paraisense de Cultura de São Sebastião do Paraíso, e da Academia de Artes da Ilha da Madeira.
Foi escritor homenageado como "Autor da Terra" durante a Feira do Livro em Ribeirão Preto. Foi vice-presidente da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto por 2 anos. Hoje é conselheiro da Fundação do Livro e Leitura, nova entidade que promove a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.
Foi Diretor de Patrimônio da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Hoje atua como conselheiro. Pertenceu ao Conselho de Cultura da Prefeitura da cidade de Ribeirão Preto.
Fundou em Ribeirão Preto o Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento, grupo esse de grande repercussão literária na cidade.
É o Coordenador do Movimento dos Escritores de Ribeirão Preto e Região junto à Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto que promove a Feira Internacional do Livro.