Natural de Guará, SP, no dia 06/08/1958. Graduou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia, e em Direito pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Especializou-se em Direito Constitucional pela Universidade de Araraquara (UNIARA), e em História, pelo Centro Universitário Barão de Mauá – Ribeirão Preto.
Foi engenheiro de manutenção e montagem, professor de Direito Constitucional e Direito Administrativo em cursos preparatórios para concursos públicos, e professor da língua inglesa em cursos preparatórios para vestibulares e em cursos específicos de idiomas.
É advogado autônomo há trinta anos em Ribeirão Preto.
Gosta de tocar violão, de estudar idiomas, de literatura, fotografia e cinema. E gosta de escrever.
Desde 2011 publica muitos dos textos que escreve, comenta muitas das fotos que faz e muitas das músicas que ouve, em um blog que criou na internet (o blog chama-se “Ipê-Amarelo”, e o seu endereço é eliasguara.blogspot.com ).
É autor de dois livros, ambos publicados pela Editora Legis Summa:
“IPÊ-AMARELO: CRÔNICAS, MEMÓRIAS E DEVANEIOS”, publicado em 2018, e
“ENTRE LIVROS E GOIABAS”, (crônicas) - publicado em 2019
É membro titular da cadeira número cinco da ACADEMIA RIBEIRÃOPRETANA DE LETRAS, e membro fundador da ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE GUARÁ.
No início do ano de 2020 fundou o “ATELIÊ CULTURAL”, plataforma virtual onde reúne mensalmente amigos e convidados para discussão de filmes, textos literários, e estudos apresentados por palestrantes convidados.
Está associado há 21 anos ao Rotary Club de Ribeirão Preto - Oeste, tendo exercido a função de presidente no ano rotário 2009/2010.
Elias está casado há 32 anos com Denise Antônio, mãe de seus dois filhos, Lígia e Gabriel.