Wlaumir Doniseti de Souza



Wlaumir Doniseti De Souza (1970) natural de Espírito Santo do Pinhal - SP. Filho de Aparecido Ardízio De Souza e Maria Stela Dias De Souza. Ele militar e ela comerciante. É graduado em Filosofia pela PUC e Pedagogia pela Faculdade São Luíz. Mestre em História e Doutor em Sociologia pela UNESP. Professor, escritor, poeta e psicanalista.
Membro da Academia Luso-Brasileira de Artes e Poesias, cadeira 17. Membro da Academia Ribeirão-Pretana de Educação (ARE), cadeira 34. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras (ARL), cadeira 28. Membro da Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto (CPERP) e da União dos Escritores Independentes (UEI).
Fundou a Revista Plures – Humanidades do Centro Universitário Moura Lacerda, no ano de 2000. Foi editor dos dois primeiros números. Revista dedicada à pesquisa em Educação do Mestrado em Educação da mesma Instituição de Ensino Superior.
Autor de Anarquismo, Estado e pastoral do imigrante: das disputas ideológicas pelo imigrante aos limites da ordem – O caso Idalina (2000) publicado pela Editora da UNESP. Publicou pela Paco Editorial o livro Democracia bandeirante: distritos eleitorais e eleições do Império à Primeira República (2013). Sua primeira obra literária foi publicada pela Editora Chiado Books com o título Versos e reversos do amor – Primeira Edição em 2014 e segunda edição em 2019 – em circulação simultânea nos países lusófonos. Coordenou várias obras coletivas acadêmicas e é autor de diversos artigos acadêmicos publicados no Brasil e no exterior.
Contato: wlaumir@hotmail.com