João Nery Pestana



Sinopse biográfica

João Nery Pestana é natural de Cururupu, no Maranhão, onde viveu até a adolescência, quando já manifestava inclinação para as letras. Na alma preserva a miscigenação cultural de sua gente, do que faz substância orgânica de sua poética. É membro de importantes entidades culturais como a Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro (ANLPPB), Casa do Poeta e do Escritor de Ribeirão Preto e Federação Brasileira de Alternativos Culturais (Febac/SP). Fundou, em 2000, com um grupo de poetas de Ribeirão Preto, a União dos Escritores Independentes (UEI), da qual é Presidente de Honra. Tem um verbete na Enciclopédia da Literatura Brasileira Contemporânea, edição 2006, publicada pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias.
Transita pela prosa e pela poesia sempre à busca de experimentos e de novidades estéticas. Foi assim que, depois da publicação dos livros Vias (1999) e Reverso (2004), ambos de poesia, lançou, em 2009, Contos em Palavras Contadas, obra contendo 105 microcontos com exatas 105 palavras cada. Em 2015, lançou Um rio sem margem (poesia). Uma estética da brevidade – da produção à leitura do miniconto, lançado em 2019, é sua estreia na teoria literária e sua obra mais recente.
Premiado em concursos literários em todo o país, tem participação em dezenas de antologias, nacionais e internacionais, a exemplo das coletâneas Mil Poetas Brasileiros, do Instituto da Poesia Internacional em Porto Alegre/RS, livro que entrou para o Guiness Book — edição 1995, e Enigmas (2014), obra que reúne autores dos países de Língua Portuguesa, publicada em Portugal. Também colabora com poemas, contos, artigos e resenhas em periódicos impressos e digitais.